sexta-feira, agosto 31, 2012

A "DIFUSÃO CULTURAL" DO PT NOS CONTINENTES..

Os angolanos começaram a votar nesta manhã para eleger o novo Parlamento, uma eleição de onde sairá também a escolha do Presidente, com a nova Constituição, em vigor desde 2010. Pela segunda vez o país tem eleições nacionais desde o fim da guerra civil, em 2002. O favorito é o MPLA, partido do chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, no poder há 33 anos e espera renovar o mandato, para mais cinco anos. 

As eleições diretas para presidente em Angola foram substituídas por um sistema em que o líder da lista do partido vencedor das eleições legislativas é automaticamente designado Presidente. As urnas estão abertas desde as 7h até às 18h e são esperadas as primeiras apurações ao longo do fim de semana, o resultado será anunciado somente na próxima semana.
Antes que o leitor pergunte: "Mais onde entra o PT nesta história?"


Vamos direto aos nomes: O publicitário João Santana, principal marqueteiro do PT é quem conduz a campanha eleitoral do MPLA (Movimento Popular para a Libertação de Angola), partido que governa o país rico em petróleo no sudoeste africano desde sua independência, em 1975. João Santana também está à frente da campanha para a reeleição do presidente Hugo Chávez na Venezuela. Ainda arruma um jeito de chefiar as campanhas de Haddad em São Paulo e Patrus Ananias em BH.



O leitor ainda não teve sua pergunta respondida, não é? Como diz a gíria "internacional" é mais do que "federal". Vamos a questão: Desde 2006, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ofereceu a Angola US$ 3,2 bilhões (R$ 6,4 bilhões) em empréstimos para financiar obras ou serviços de empresas brasileiras no país africano. Até aqui pode ser surpresa, mais sem novidades, melhor fazer a campanha de um "partido político" com cateterísticas ditatoriais, do que ficar sem receber o que emprestou, não é verdade?



Todos leitores já ouviram falar na "primavera árabe" e seus motivos?  Em resumo curto, grosso e popular, é quando o povo insatisfeito com a situação de vida,  se da conta do tempo que tem sido governado pela mesma entidade política. Existe um movimento a alguns anos em Angola, com as mesmas características e "modus operandi" que deram início a tal "primavera árabe". 

Todo ser racional deveria saber que mandatos prolongados, "dão certo" na cabeça de quem é devoto de "São Fidel". Eu ja citei em artigos anteriores que a perpetuação no poder é armadilha que seduz e corrompe, mais quem tiver tese melhor que apresente. Finalizando: Se a tal "primavera" chegar em Angola, o "inverno" vai durar anos no Brasil.

E para quem acha que sou sistemático ao escrever e editar minhas matérias, eu não citei os valores morais de uma democracia. Apenas a lambança econômica e seus interesses. 




BLOG DO CLAUDIO AMORIM Headline Animator