segunda-feira, dezembro 10, 2012

POR QUEM OU POR QUE OS SINOS DOBRAM?



Muitos desses toques vieram de Portugal trazido pelos colonos. Em 1740 foi trazido um toque do vaticano criado pelo Papa Bento XIV e colocado em vigor pelo Bispo de Mariana em 1757, o toque que relembra a morte do Senhor, toque ainda executado nos dias de hoje. Muitos outros toques foram criados pelos próprios sineiros, uma tradição passada de pai para filho. É certo que a falta de rádio, televisão, telefone e outros sistemas de comunicação rápida foram os principais elementos para a criação da linguagem dos sinos.

Angelus - 9 pancadas no sino do Sacramento, às 18:00 h diariamente

Natal - dia 24, às 22:00 h, dobres. Às 23:00 e 23:30, "Entrada" Finda a Missa, repique.

Passagem de Ano - havendo missa, obedece às mesmas disposições do dia de Natal.

Eu chamo os sinos de apóstolos de ferro. Acho que li em algum artigo. Sineiros de todo mundo, atento por "Habemus Papam!"

Saudades das épocas que eram dobrados em todos os locais onde haviam um, nos natais, anos novos, marcarem paz, etc. E não toquei nos: apitos de navios, trens, buzinaço. Era muito sensibilizante.

Reparem a arte e a beleza da arquitetura da igreja abaixo! O latim de sua fachada: Os apóstolos de ferro parecem estarem presos, mais a beleza continua. Armas de fogo na cidade, podem dar queixa? Mais sinos podem.
A fachada da Imaculado Coração de Maria
















Fontes: Completa


Adaptado do Blog do Claudio Amorim (ATEU)


BLOG DO CLAUDIO AMORIM Headline Animator