segunda-feira, setembro 17, 2012

MAIS UM ESCÂNDALO LIGADO AO MENSALÃO

Em 25 de junho de 2012, a CVM encerrou o processo do fundo de pensão PRECE, caso de 2002 a 2003 da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae),  terminou com a condenação de 11 acusados e de uma sociedade corretora. Eles pagaram R$ 20 milhões em multas, e um dos réus foi ainda proibido de operar no mercado de capitais por 10 anos. O julgamentos de crimes financeiros ligados ao escândalo só acontece, depois de sete anos nas gavetas da burocracia do Estado. Os crimes financeiros revelados na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, que investigou o mensalão, começaram a ser julgados pelo colegiado da CVM, com a notícia do inicio do julgamento da AP 470 (mensalão). Denúncias feitas na época apontaram para um desvio de R$ 729 milhões em 14 fundos de pensão.  

A notícia foi veiculada pelos grandes orgãos de imprensa, o que não foi mencionado é que no caso "PRECE" constavam os acusados absolvidos, como por exemplo: Cruzeiro do Sul CM Ltda, Bônus-Banval Participaçoes Ltda, Fernando Antonio Cavendish Soares, Banco Santos S.A., e outros menos famosos. O Colegiado que absolveu? Maria Helena Santana, Marcos Barbosa Pinto, Otávio Yazbek,  Eli Loria e Alexsandro Broedel Lopes.

Se eu fosse um investidor, com as regras da CVM, investiría no Japão. Pode não ter o potencial de retorno como o Brasil, mais tem regras e são respeitadas.

                                                

BLOG DO CLAUDIO AMORIM Headline Animator