sábado, outubro 06, 2012

SATIAGRAHA E MENSALÃO


A peça apresentada é a segunda denúncia do MPF no caso Satiagraha, operação da Polícia Federal que prendeu Daniel Dantas em julho do ano passado, juntamente com o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o megainvestidor Naji Nahas, entre outros investigados. Eles são acusados de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e temerária de instituição financeira, evasão de divisas e formação de quadrilha. Os indiciamentos ocorreram no final de abril.
Contra o banqueiro Daniel Dantas, pesam as acusações de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e crime de quadrilha e organização criminosa.
O Opportunity foi apontado como parte de um esquema que desembocaria no chamado "valerioduto", do escândalo do mensalão. Segundo a Procuradoria, por meio da Brasil Telecom, o grupo financiou contas do publicitário Marcos Valério, usadas no desvio de dinheiro público para o pagamento de parlamentares em troca de apoio político ao governo Lula. Este esquema nunca foi comprovado. Segundo o MPF, a Brasil Telecom firmou dois contratos superiores a R$ 50 milhões com as empresas de Valério — DNA Propaganda e SMP&B.
No dia da denúncia, em nota, o Opportunity classificou a acusação de “absurda” e taxou a Satiagraha de “fraude”. Segundo o grupo, “não há qualquer envolvimento do Opportunity com o mensalão, conforme já reconhecido pelo Poder Judiciário”.
Para o MPF, Dantas, Dório Ferman, presidente do Opportunity, e a irmã do banqueiro, Verônica Valente Dantas, constituíram “um verdadeiro grupo criminoso empresarial, cuja característica mais marcante fora transpor métodos empresariais para a perpetração de crimes, notadamente delitos contra o sistema financeiro, de corrupção ativa e de lavagem de recursos ilícitos”.
O MPF pediu, ainda, para que a Justiça requisitasse cópia e acórdão de recebimento da denúncia do Inquérito 2.245 (que investigou o mensalão) ao ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal. O juiz Fausto De Sanctis entendeu que a solicitação pode ser feita diretamente pelo MPF.
Revista Consultor Jurídico, 20 de julho de 2009

                                                     

OS DEZ MANDAMENTOS - ELEIÇÕES 2012

1º Mandamento – Não deixar de votar



A sua ausência enfraquece a democracia. Se estiver fora do seu domicílio e não for mesmo possível votar, não se esqueça de justificar em qualquer local de votação. Se você perdeu o título, não haverá problema, pois você poderá votar com um documento oficial e original de identidade com fotografia que pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte ou até mesmo a reservista. Se não souber o local de votação, basta telefonar ou acessar o site da justiça Eleitoral para obter esta informação. Se você tiver dificuldades de locomoção, informe o cartório eleitoral para disponibilizar a seção adequada.


2º Mandamento – Não vote contrariando a sua opinião



Não mude seu voto por influência da mídia ou deixando-se enganar por armadilhas publicitárias das campanhas eleitorais. Nem sempre o candidato mais simpático é o mais competente.


3º Mandamento – Não venda seu voto nem o troque por favores



Não só a compra de votos é crime eleitoral, pois o eleitor que vende o voto ou apenas solicita algo em troca do voto está sujeito a pena de quatro anos de detenção. "Para quem tem consciência pode acarretar enfermidades da alma, que envenenam o organismo"


4º Mandamento – Não vote em contentar amigos ou parentes



O candidato que é bom para os outros eleitores, nem sempre será bom para você e o seu município  principalmente se os parentes e amigos trabalharem para algum político. A relação do trabalho é remuneração, a lealdade a quem lhe remunera é seu trabalho e empenho, sem a necessidade obrigatória de sua aprovação ao projeto de quem paga por seus serviços. Lembre-se do vocábulo: "Profissionalismo"  


5º Mandamento – Não vote sem conhecer o programa do candidato e do partido dele


Os candidatos devem conhecer os problemas da população e ter a capacidade para solucioná-los. Analise se têm condições de cumprir o que prometem.


6º Mandamento – Não vote sem conhecer o passado do candidato


Com a nova Lei da “Ficha Limpa”, a justiça Eleitoral tem sido mais efetiva em afastar os maus candidatos. No entanto, é prudente que o próprio eleitor busque melhores informações acerca da vida precedente dos políticos. A internet auxilia muito nesta busca.


7º Mandamento – Não vote sem conhecer o caráter do candidato


Ter bom caráter significa viver com moralidade, o que envolve a honestidade, sinceridade, a integridade, a confiança e o comprometimento. Não eleja ou reeleja candidatos sem caráter. O significado das palavras devem ser consultados no dicionário, nunca pensem que tem total conhecimento do significado. O dicionário sempre nos surpreenderão, ou renovarão nossos conceitos.


8º Mandamento - Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto


As pesquisas podem influenciar quando é muito grande a margem entre o primeiro e o segundo colocado, mas muito pouco os tecnicamente empatados. É o retrato do momento. Não deixe seu voto virar pesquisa,  ele deve retratar no mínimo quatro anos em seu município.


9º Mandamento – Não anule seu voto


Voto nulo: o eleitor quer votar, tem candidato, mas erra por não saber votar; isso ocorre quando confirma o número de candidato inexistente ou abandona a urna antes de concluir a votação. Ao contrário do que se pensa, a nulidade de mais de 50% dos votos não anula a eleição. Mais anula um direito conquistado.


10º Mandamento – Não vote em branco


Voto em branco: o eleitor sabe votar, mas não quer votar ou não tem candidato. É o famoso voto de protesto. O voto branco não vai para o candidato ou partido mais votado. Portanto seu protesto é a falta de participação em um processo democrático. Lembrem-se: na ditadura só participa quem é convidado, nem todos que apoiam podem participar.


Fonte: Cartilha de orientação política da CNBB regional Sul II - Adaptação deste blogueiro.
 

DESEJO A TODOS OS BRASILEIROS: UMA BOA ESCOLHA. POUCAS VENDAS DE ANTI-DEPRESSIVOS, ORGULHO NO DIA A DIA, SONOS REPARADORES, A SAGRADA ESPERANÇA E UM FUTURO PROMISSOR.
                                           
                                           

BLOG DO CLAUDIO AMORIM Headline Animator