sábado, setembro 08, 2012

A HISTÓRIA E O FUTURO REVELADOR

Em 1993 realisou-se um referendo popular (plebiscito), para decidir qual o o sistema de governo seria mais adequado ao nosso país: presidencialismo X parlamentarismo. É passado e foi decidido. Exponho apenas as críticas apresentadas pelos defensores do presidencialismo, como forma de provar o quanto a história do Brasil deveria ter importancia na educação. Para sacanear o povo, colocaram a forma de governo juntos, republica ou monarquia.(ABSURDO)


Abaixo a relação de criticas e comentário que achei pertinentes ao assunto:

a) No Brasil, se entregarmos todo o poder aos parlamentares, eles vão usar esse poder para nomear parentes ou ficarem ricos. A política do "é dando que se recebe" vai ser ainda mais grave. Ou o governo corrompe os políticos, oferecendo vantagens, ou cai.


No presidencialismo isso acontece?

b) Parlamentarismo é, afinal, uma ditadura. Uma ditadura não é só de generais ou de um ditador civil. Ela pode ser exercida por um grupo. No caso do parlamentarismo, quando não há limites ao poder do Parlamento, caracteriza-se uma ditadura. No presidencialismo, há mais garantias porque o poder está dividido.

Dividido entre o executivo no poder e o executivo no poder paralelo?

c) Parlamentarismo só dá certo em países com maior cultura política e sobretudo com partidos organizados.

Aí tinham toda razão.

d) Com dezenas de partidos, os ministros vão ter de fazer grandes concessões para conseguir maioria. E, se um dos partidos sai da coligação que apoia o governo, ele cai. Vamos ter um governo por semana no Brasil.

Um por semana seria péssimo mais um em cada dois anos....Sem o desmonte do funcionarismo que é marca registrada do parlamentarismo (MERITOCRACIA), seria o sonho de muitos brasileiros, assustados com a perspectiva de perpetuação do poder.

e) Parlamentarismo no Brasil nunca funcionou. Só não foi pior no Império, porque não havia efetivamente parlamentarismo: havia o poder moderador de D. Pedro.

O STF ficou no papel de D. Pedro.

f) O presidencialismo cria um governo forte, indispensável em um país em desenvolvimento e cheio de crises. O Parlamentarismo cria um governo fraco e, nesse quadro, leva à ineficiência, porque a administração passa todo o tempo fazendo política e atendendo a deputados. Para a solução da crise, acaba-se caindo em um governo de força. O exemplo foi a República de Weimar, criada na Alemanha depois da guerra de 14-18. A desordem instalada pelo governo fraco parlamentarista foi responsável pela ascensão de Hitler.

Deixemos para o futuro responder! ai... ai... ai...

g) Nunca se pode ter parlamentarismo sem o voto distrital e sem a dissolução do Congresso. Tentaram isso no Brasil, na Constituinte de 86. Em um país como o nosso, não se entenderá que o Presidente eleito por voto direto aceite ser mera figura decorativa. É crise certa.

Também tinham toda razão os críticos, o brasileiro visam o chefe do executivo como salvador da pátria e um exemplo a ser seguido, necessitam de um líder político (presidente, governador, prefeito) tanto quanto um líder religioso (padre, pastor, pai de santo, etc) é problema cultural e educacional.

h) Para o parlamentarismo ser completo, temos de estabelecê-lo também nos governos estaduais e municipais. Se os deputados federais não merecem confiança para receber tanto poder, imaginem os estaduais e vereadores, que só legislam em seu próprio benefício!

A critica que não foi enderaçada aos políticos, nós tínhamos, e temos eleições livres e participação de quem tiver vontade.

i) O parlamentarismo é incompatível com a federação. Para haver parlamentarismo, todo o poder tem de ser da Câmara, que representa o povo. Para haver federação, é preciso que haja o Senado Federal (onde todos os estados têm o mesmo número de votos) a fim de que ali se restabeleça a igualdade dos estados, indispensável à Federação. Nesse caso, acaba-se com a soberania popular da Câmara.

Câmara revisora e senado é a mesma coisa com nomes diferentes.

Passado quase vinte anos, a história mostrou. O que? Não vou opinar, agora é um direito dos leitores.
Uma observação do vídeo: "Você poderia votar república e parlamentarismo"

Em 1994 ganhou as eleições um parlamentarista.




BLOG DO CLAUDIO AMORIM Headline Animator