sexta-feira, junho 08, 2012

O CUSTO DE UM METRO DE FERROVIA NO BRASIL

O que vocês fariam com R$ 4.600,00?


Eu consultei o "MERCADO LIVRE" e conseguiria comprar por exemplo: 1 uma geladeira Side By Side Electrolux Ss90x - 546 Litros, outro exemplo: 1 Honda Civic LX 1,5 - 1994, outro: a remuneração líquida de um analista judiciário especializado sai mais ou menos R$ 4,600,00. Pois bem por este valor o governo federal consegue construir um metro de ferrovia. Não sou especialista, publiquei apenas para que alguém que seja bom de orçamento comente. É caro, ou barato? Esta nos padrões? Se alguém tem duvidas e gosta de cálculo, fica a dica aqui.

Valor Refinaria do Nordeste Refinaria Abreu e Lima (PE)* Sobrepreço R$ 11,3 bilhões  - Valec Ferrovia Oeste-Leste (BA)* Projeto básico deficiente ou desatualizado R$ 2 bilhões  - Valec Ferrovia Norte-Sul (TO)* Sobrepreço R$ 632 milhões - DNIT Duplicação da BR-116 (RS)*  Projeto básico deficiente ou desatualizado e sobrepreço R$ 968 milhões - DNIT Pavimentação da BR-448 (RS)* Superfaturamento (itens pagos em duplicidade) R$ 918 milhões - Integração Nacional Canal do Sertão (AL)* Sobrepreço R$ 968 milhões 

Fonte: Relatório preliminar do TCU com dados atualizados até 8/8*  TCU já havia identificado indícios de irregularidades graves com recomendação de paralisação em 2011. E mais essa !  


O que eu sei é que com 1 km de ferrovia da para comprar uma mansão como essa abaixo: Era do Durval Barbosa em Brasília, da operação caixa de pandora da PF avaliada em R$ 4.300.000,00.








  • Em Israel essa maquina constroe 1,5 KM de Ferrovia por dia. Você já imaginou isso acontecendo no Brasil? O Pais todo cortado com um preço de construção baratíssimo. Porque será que aqui isso não acontece?

9 comentários:

  1. Realmente não entendo como os cálculos chegam a afirmar que uma estrada de rodagem custam Usa 200.000 por km , e uma ferrovia Usa $ 1.500.000., isto quer dizer 8 vezes mais e ainda dizem que lava mais tempo para se construir uma ferrovia. Realmente não sou do ramo mas me parece bastante absurda tal desproporção. Sabendo-se que no mundo inteiro o transporte ferroviário é o mais adotado. Como sempre no Brasil tudo é diferente.

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudio. Estou a fazer um trabalho e tenho que argumentar a minha "tesi" de que o sistema ferroviário é muito mais eficiente que o rodoviário e pode sim ser implantado no pais. Você teria mais fontes de pesquisa com esse tema ou poderia me enviar alguns valores de construção mais detalhados? Aceito qualquer coisa relacionada ao assunto, toda ajuda é bem vinda. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, estudo Engenharia Ferroviária e sei que já tem anos isso, mas queria saber de você se consegue fazer a sua tese, caso sim, tem como me ajudar? Estou em um projeto de extensão e toda ajuda que eu conseguir sobre o assunto é muito bem vindo, agradeço desde já! Meu instagram é @annycarolinne

      Excluir
  3. Anônimo07:13

    O lobbY rodovirio que não permite, país com as dimensões que o Brasil tem, é inconcebível não ter ferrovias modernas, é uma vergonha quando o turista estrangeiro chega no Brasil e se depara com o monte de ferro-velhos e ainda o governo tem a ousadia de chamar:"ferrovias"!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:48

    https://portogente.com.br/artigos/16835-o-alto-custo-da-construcao-de-uma-ferrovia

    ResponderExcluir
  5. Anônimo09:47

    estou participando de um debate sobre a rodovia br 163 e sou do lado contra então me opus a todo meio de locomoção em que pode prejudicar o meio ambiente chegamos a conclusão eu e meu grupo de que o melhor modo seria através da ferrovia agora tenho que explicar detalhadamente o preço de custo e o tempo em que ficaria pronto ae alguém solber de sites que me ajudem agradeço

    ResponderExcluir
  6. Cláudio, pelos meus cálculos 15.000 Km de ferrovias seriam suficientes para interligar TODAS as 27 capitais do Brasil. Consegue imaginar as possibilidades que isso abriria? As rodovias seriam extramente desafogadas com menos caminhões rodando, o custo de transporte cai para um terço, o que diminui o custo total de produção, gerando assim mais competitividade e exportações, ou seja, mais empregos e crescimento do PIB. Ainda que seus cálculos estejam errados e o KM não custe 4,3 milhões, mas sim 6,6 milhões. Com 100 bilhões conseguiríamos fazer essa maravilha. Pode parecer uma quantidade absurda de dinheiro, mas é o valor da cessão onerosa da Petrobras da bacia de Santos, o governo tem esses 100 bilhões extras entrando no caixa e não sabe o que fazer com ele, daqui 10 anos ninguém mais vai lembrar onde foram gastos.

    ResponderExcluir
  7. Uma mentira que repetida exaustivamente pode parecer verdade. Pois bem, desde que me entendo por gente ouço falar que transporte ferroviário é mais barato... Que o Brasil usa o rodoviário que é mais caro... Isso é uma meia-verdade. O transporte ferroviário tem um custo muito mais caro que o rodoviário para implantação. Sim, para implantar um linha ferroviária gasta-se, em média, 8 a 10 vezes mais. O motivo dessa disparidade se trato do fato que os trilhos não podem trafegar em aclives ou declives superiores a 12-15°, pois as locomotivas não conseguem subir com os vagões. E qual a solução? Constreom-se túneis, que são caríssimos. Como precisam de locais planos, optam-se por construir em regiões paralelas ao fluxo pluvial, resultando, por consequência em necessidade de grandes pontes, outra solução muito cara. Por fim, o transporte ferroviário é mais barato que o rodoviário quando se pensa em longo tempo, onde o investimento inicial é diluído com a economia de combustível da logística. Att. Engenheiro de transporte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser por isto que o Sr. explicou que os EUA e a maioria dos países mais desenvolvidos usam mais ferrovias do que rodovias. Eles gostam de gastar mais. kkkkkkk.

      Excluir

BLOG DO CLAUDIO AMORIM Headline Animator