sexta-feira, junho 08, 2012

O CUSTO DE UM METRO DE FERROVIA NO BRASIL

O que vocês fariam com R$ 4.600,00?


Eu consultei o "MERCADO LIVRE" e conseguiria comprar por exemplo: 1 uma geladeira Side By Side Electrolux Ss90x - 546 Litros, outro exemplo: 1 Honda Civic LX 1,5 - 1994, outro: a remuneração líquida de um analista judiciário especializado sai mais ou menos R$ 4,600,00. Pois bem por este valor o governo federal consegue construir um metro de ferrovia. Não sou especialista, publiquei apenas para que alguém que seja bom de orçamento comente. É caro, ou barato? Esta nos padrões? Se alguém tem duvidas e gosta de cálculo, fica a dica aqui.

Valor Refinaria do Nordeste Refinaria Abreu e Lima (PE)* Sobrepreço R$ 11,3 bilhões  - Valec Ferrovia Oeste-Leste (BA)* Projeto básico deficiente ou desatualizado R$ 2 bilhões  - Valec Ferrovia Norte-Sul (TO)* Sobrepreço R$ 632 milhões - DNIT Duplicação da BR-116 (RS)*  Projeto básico deficiente ou desatualizado e sobrepreço R$ 968 milhões - DNIT Pavimentação da BR-448 (RS)* Superfaturamento (itens pagos em duplicidade) R$ 918 milhões - Integração Nacional Canal do Sertão (AL)* Sobrepreço R$ 968 milhões 

Fonte: Relatório preliminar do TCU com dados atualizados até 8/8*  TCU já havia identificado indícios de irregularidades graves com recomendação de paralisação em 2011. E mais essa !  


O que eu sei é que com 1 km de ferrovia da para comprar uma mansão como essa abaixo: Era do Durval Barbosa em Brasília, da operação caixa de pandora da PF avaliada em R$ 4.300.000,00.








  • Em Israel essa maquina constroe 1,5 KM de Ferrovia por dia. Você já imaginou isso acontecendo no Brasil? O Pais todo cortado com um preço de construção baratíssimo. Porque será que aqui isso não acontece?

4 comentários:

  1. Realmente não entendo como os cálculos chegam a afirmar que uma estrada de rodagem custam Usa 200.000 por km , e uma ferrovia Usa $ 1.500.000., isto quer dizer 8 vezes mais e ainda dizem que lava mais tempo para se construir uma ferrovia. Realmente não sou do ramo mas me parece bastante absurda tal desproporção. Sabendo-se que no mundo inteiro o transporte ferroviário é o mais adotado. Como sempre no Brasil tudo é diferente.

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  2. Olá Claudio. Estou a fazer um trabalho e tenho que argumentar a minha "tesi" de que o sistema ferroviário é muito mais eficiente que o rodoviário e pode sim ser implantado no pais. Você teria mais fontes de pesquisa com esse tema ou poderia me enviar alguns valores de construção mais detalhados? Aceito qualquer coisa relacionada ao assunto, toda ajuda é bem vinda. Obrigada!

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  3. Anônimo07:13

    O lobbY rodovirio que não permite, país com as dimensões que o Brasil tem, é inconcebível não ter ferrovias modernas, é uma vergonha quando o turista estrangeiro chega no Brasil e se depara com o monte de ferro-velhos e ainda o governo tem a ousadia de chamar:"ferrovias"!!!

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  4. Anônimo12:48

    https://portogente.com.br/artigos/16835-o-alto-custo-da-construcao-de-uma-ferrovia

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