quinta-feira, novembro 01, 2012

Deportação de Olga Benário

Assinado o decreto, na pasta da Justiça, expulsando do território nacional, por se ter constituído em elemento nocivo aos interesses do país e perigosa à ordem pública, a alemã Maria Bergner Vilar, que também usa os nomes de Frieda Wolf Beherand, Olga Bergner, Olga Benario, Olga Meirelles, Maria Prestes e Ema Kruger. Maria Bergner é a companheira de Luis Carlos Prestes, com este detida pela polícia, quando se achavam escondidos à rua Honório, em Cachambi, no Méier.

Rio de Janeiro, Distrito Federal, Brasil

Data   29 de Agosto de 1936

Presidente Getúlio Dornelles Vargas


                                                        


Olga Benário, de nacionalidade alemã, militante comunista, judia e grávida de 7 meses foi expulsa do Brasil, em setembro de 1936. Ela havia sido presa juntamente com Luis Carlos Prestes, seu companheiro, e outros participantes da chamada "intentona comunista", permanecendo, desde então, no cárcere da Casa de Detenção da Rua Frei Caneca, no centro da Capital Federal. Naquela época, a Europa vivia o avanço do nazifascismo e, no Brasil, a disseminação do clima anti-comunista e anti-semita concorreu para a intensificação dos casos de deportação de estrangeiros considerados indesejáveis pelo governo Vargas. Eurico Bellens Porto, delegado policial que Filinto Müller encarregara de indiciar os rebelados de 1935, diante da imposiibilidade legal de punir uma estrangeira, optou pela deportação de Olga, que, na prática, equivalia a
entregá-la à GESTAPO, a temível polícia política da Alemanha hitlerista. Determinada a expulsão pelo Ministro da Justiça, Vicente Rao, o advogado de Olga, Heitor Lima, tentou obter um habeas corpus para a sua cliente junto à Corte Suprema. Mas o pedido foi recusado, por unanimidade. 


O julgamento de Olga foi feito segundo os termos formais da ordem constitucional definida pela constituição federal, atendendo a um pedido de extradição do governo nazista. Nos termos da constituição em vigor, o julgamento era legal. O advogado de defesa de Olga pediu um indulto (Habeas Corpus), argumentando que a extradição era ilegal pois Olga estava grávida e sua extradição significaria colocar o filho de um brasileiro sob o poder de um governo estrangeiro. Havia também o aspecto humanitário da permanência dela no país: não obstante os campos de concentração nazistas, à época, não funcionarem como aparatos de extermínio, era de conhecimento público que eram centros de detenção extrajudicial onde os internos eram tratados com intensa crueldade.

MORAIS, Fernando. Ele ou Ela

                                                   

Olga Benário Prestes foi uma militante do partido comunista

Nasceu em 1908 Munique, em uma família judia. Seu pai, Leo Benario, era um advogado social-democrata, e sua mãe, Eugenie Guthmann, era um membro da alta sociedade bávara, mesma região do Papa Bento XVI. Em 1923, com com 15 anos, ingressa na Juventude Comunista Internacional. Em 1928 ajudou a organizar a fuga do companheiro e amante Otto Braun de Moabit (Centro de detenção Berlim). Foi para a Tchecoslováquia, de lá, se uniu a Braun. 

Em Moscou Olga Benário visitou a Internacional Lenin Escola , em seguida, trabalhou como instrutora da Juventude Comunista Internacional do Comintern Na Ucrânia, ela conheceu Perícia em equitação e, posteriormente, pára-quedismo e vôo. Em 1931, ela se separou de Otto Braun, que amava outra mulher, e foi para uma missão como "Eva Kruger" para Paris. Presa e liberada, ela foi para a Bélgica, Inglaterra, onde foi presa novamente. O MI5 enviou suas impressões digitais para a polícia de Munique, que comparando encontraram sua identidade.

Otto Braun (28 de Setembro de 1900, Ismaning , Alta Baviera - 15 de Agosto de 1974, Varna ) foi um alemão comunista com uma carreira longa e variada.
Seu papel mais importante foi como uma agente da COMINTERN enviado para a China , em 1934, para assessorar o Partido Comunista da China (PCC) em estratégia militar durante a guerra civil chinesa . Na época Braun adotou um nome chinês, Li De ( chinês : 李德 ; pinyin : Lǐ Dé , Li o alemão ), que foi apenas muitos anos depois que Otto Braun e "Li De" veio a ser conhecido como um e mesma pessoa. Braun retornou à União Soviética, em 1939, e viveu uma vida pacífica na Alemanha Oriental após a Segunda Guerra Mundial. Ele morreu aos 73 anos em 1974. Aqui

                                                                               



Olga depois de sua estadia na Grã-Bretanha, onde foi detida,
participou de um curso na Academia Militar Zhukovsky, algo que a levou a ser cobrada nas histórias da direita de ser uma agente da inteligência militar soviética. Seja como for, devido a seu treinamento militar, em 1934 ela foi encarregada de ajudar o retorno ao Brasil de Luís Carlos Prestes, e foi-lhe atribuída a função de guarda-costas. A fim de cumprir essa missão, documentos falsos foram criados afirmando que eles eram casados. No momento em que chegou ao Rio de Janeiro em 1935, a farsa tornou-se uma realidade, o casal havia se apaixonado. No Rio de Janeiro, ela conheceu Elise e Arthur Ewert e sete revolucionários da antiga União Soviética.

A lenda é maravilhosa mais Olga morreu aos 80 e tantos anos Aqui  Ou a primeira é verdadeira? Tantos nomes, tantos mistérios.
                                 
Quem é Olga em 1926?
                                       
 IMORTALIZADA
                                                    IMORTALIZADA

Olga Benário em fevereiro de 1938, foi para o campo de concentração Lichtenburg onde encontrou novamente com Elisabeth Saborowski Ewert. Em 1939, ela foi transferida para o campo de concentração de Ravensbrück e gazeada em 23 de abril de 1942 em Bernburg. code-named "14f13"(Die Aktion)

Sua mãe morreu em 1943, no campo de concentração de Theresienstadt. Seu irmão Otto Benário em 28 de Setembro de 1944 em Auschwitz assassinado. 

                                                
                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO AMORIM Headline Animator