sábado, junho 23, 2012

A QUADRUPLA ALIANÇA

Em 1865, Uruguai, Brasil e Argentina formaram a Tríplice Aliança com o objetivo de aniquilar as tropas paraguaias. Inicialmente, os exércitos paraguaios obtiveram algumas vitórias que foram anuladas pela superioridade do contingente militar e o patrocínio inglês da Tríplice Aliança.

Mesmo assim, as boas condições estruturais e o alto grau de organização dos exércitos paraguaios fizeram com que a guerra se arrastasse por cinco anos. Somente na série de batalhas acontecidas entre 1868 e 1869, que os exércitos da Tríplice Aliança garantiram a rendição paraguaia.

O saldo final da guerra foi desastroso. O Paraguai teve cerca de 80% de sua população de jovens adultos morta. O país sofreu uma enorme recessão econômica que empobreceu o Paraguai durante muito tempo. Com o final da guerra, o Brasil conservou suas posses na região do Prata.



Em contrapartida, o governo imperial contraiu um elevado montante de dívidas com a Inglaterra e fez do Exército uma instituição interessada em interferir nas questões políticas nacionais. A maior beneficiada com o conflito foi a Inglaterra, que barrou o aparecimento de uma concorrente comercial e lucrou com os juros dos empréstimos contraídos.
Os governos do Equador, Venezuela, Bolívia e Argentina declararam nesta sexta-feira (22/06) que não reconhecem Federico Franco como o presidente legítimo do Paraguai. Franco assumiu após o Congresso aprovar o processo de impeachment de Fernando Lugo.

Só aumentou a gangue contra o povo mais miserável da América do sul, o deposto é um padre que não deu exemplo aos católicos e um "estadista" que não deu exemplos aos eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO AMORIM Headline Animator