quarta-feira, dezembro 05, 2012

SECA NO NORDESTE

A seca provoca uma queda de 60% na produção diária de leite em Pernambuco, e faz os produtores abandonarem as fazendas para trabalhar como operários.
Pequenos pecuaristas com o destino determinado pela seca, vizinhos de sítio no município de Pedra, no agreste de Pernambuco, viviam da produção de leite. Tiveram que vender os animais e deixaram suas famílias pra buscar o sustento longe de casa. Vender animais? Compram-se outros em épocas propícias. Mas me pergunto: se os impostos não seriam  suficientes para que, nestes períodos o governo incentivasse o cultivo de manga, o caju, a jaca e a fruta-do-conde que se se adaptam bem a qualquer clima. Seria o suficiente para evitar o êxodo rural nestas épocas?  O mercado é fraco, ou o êxodo é mais comodo?
    
                                                                                      
          
                                                                                    



                                                                                                                                   

ISRAEL          

Água

Por causa da escassez de água na região, o país dedica intensos esforços no sentido de aproveitar ao máximo os recursos disponíveis e na procura de novas fontes de abastecimento. Na década dos 60, todas as fontes de água potável de Israel foram reunidas numa rede integrada, cuja principal artéria, o Conduto Nacional, traz água do norte e do centro do país ao sul semi-árido. Entre os projetos em desenvolvimento cujo objetivo é a ampliação do potencial hidráulico, podemos citar chuvas artificiais, reciclagem de águas de esgotos e dessalinização da água do mar.
  
                                                       
                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO AMORIM Headline Animator