Há o caso de um professor que passou um ano, tentando ensinar história geral a uma classe indisciplinada. Resolveu testar o que os alunos aprenderam, e perguntou: "Porque derrubaram o muro de Berlim?" Do fundo da classe um garoto respondeu: "Por favor professor, acredite: não fui eu." Ultrajado, o professor escreveu aos pais: "Durante um ano, tenho tentado ensinar história geral ao seu filho e quando perguntei porque derrubaram o muro de Berlim, ele respondeu; "Por favor senhor, não fui eu."
No dia seguinte, o professor recebeu uma carta furiosa em resposta: "Se nosso filho diz que não foi ele, então não foi ele." Em desespero, o professor foi ao diretor e contou toda a história.
Suspirando, o diretor apanhou o talão de cheques, preencheu um deles e disse: "Aqui estão dois mil reais. Pare de reclamar e mande consertar o muro."
Escola não é apenas local onde adquire-se conhecimentos e talentos. É onde coletivamente transmitimos nossos valores à gerações seguintes, e se estes valores não incluírem disciplina, então as escolas falham. Professores são os heróis não-cantados da sociedade, mas eles precisam de nossa ajuda; como pais, vizinhos, amigos e bons exemplos.
Na batalha contra o mal comportamento, não deixemos as escolas lutarem sozinhas. Quanto ao Estado, acredito que devam readaptar os alunos as normas escolares, normas existem até em condomínios sem elas não há: educação de qualidade, produção com qualidade, gestão com qualidade, vida com qualidade, etc... etc...etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário