segunda-feira, julho 09, 2012

O QUE UM JULGAMENTO TRANSMITE A SOCIEDADE?

O mensalão, após exaustão de exposições do acontecimento na época, já formou opinião na maioria dos eleitores do país. O que esta em jogo no STF é de que forma o estado enxerga o envolvimento de pessoas que ocupam cargos públicos com negociatas com o erário público para favorecer um projeto de poder. Se os ministros absolverem ou culparem os envolvidos, terão apenas que orientar a sociedade de forma inteligível o voto do supremo.


A existência do delito já foi julgada, ou não estaria na pauta o julgamento dos acusados. Resta saber quem cometeu o crime e quem não cometeu, pois a procuradoria geral da república já admitiu o crime, não podem alegar que os acusados não tiveram tempo para defesa. Portanto resta ao supremo dizer quem o cometeu. O supremo tem que ter em juízo o que vai transmitir a sociedade com a condenação ou absolvição de cada acusado. A sociedade, com certeza vai concluir o que o Estado espera dela, via segurança pública e ordem social.


Exemplo: o impeachment de Fernando Collor não foi transmitido a sociedade o que aconteceu de forma simples e inteligível, ao povo ficou apenas claro as palavras escândalo da casa da dinda, nome da mansão da família Collor de Mello em Brasília e seu impedimento de continuar a governar o país, na justiça Collor foi absolvido. Mensagem da justiça ao povo? "Fernando Collor e Mello é apto a exercer cargos públicos". Tanto que Collor foi eleito ao senado pelos eleitores do estado de Alagoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO AMORIM Headline Animator