domingo, novembro 04, 2012

EXEMPLOS, CRIMINALIDADE E VIOLÊNCIA

A educação, por si só, não é a solução para criminalidade. A religião, por si só, não é solução para criminalidade. O conjunto de assistência social, por si só, não é solução para criminalidade.

A cultura de um povo, os costumes estão enraizados em exemplos. Como posso dizer aos meus filhos e netos controlarem sua agressividade, se eles presenciarem ou encontrarem vestígios de descontrole emocional de pais, avós e ícones da sociedade?

O primeiro delito de todos os seres humanos é a extorsão indireta e estelionato mas não poderia ser doloso, e culposo, seria um paradoxo, a rigor nascemos inocentes, não creio no pecado original. Depois vem a agressão verbal (art. 138 do Código Penal), como difamação (art. 139 do CP) ou como injúria (art. 140 do CP). Nesta época somos imputáveis juridicamente, não moralmente. Lesão corporal art. 129. Quem nunca praticou na infância, ou qualquer época de sua existência? Eu fui réu e vítima, na infância. (inferno)

O furto simples é o próximo passo! Quem nunca furtou? Eu lembro de pegar um bambu, abrir ao meio e com a metade de um pregador de roupas, arregaçá-lo a largura de uma maçã com um barbante, ir a quitanda da “dona Beta” uma lusitana trabalhadora, que Deus o tenha, o resto os leitores podem imaginar. Eu qualifiquei o furto, devido ao artefato.

Minha mãe ao perceber que não pedi o dinheiro, e ter consciência de não pedir nada a estranhos, uma maçã para comer após o almoço? (falhou a memória) Pegou o dinheiro de meu lanche da escola e fez eu pagar a maçã explicando a “compra” em detalhes, não foi agradável! Lição 1: não é “bacana” lesar o próximo, não importa a causa. Mas ainda viriam mais lições.

À noite, meu pai chegou do serviço e minha mãe compartilhou o meu secreto delito. Meu pai calmo, deu um breve sorriso e guardou o artefato usado para o delito e foi dormir. No domingo seguinte era seu dia de folga, acordou junto comigo no meu horário de praia, e disse para que esperasse que tinha uma pequena tarefa antes de ir a praia. Pegou o artefato do delito que tinha guardado e fomos à esquina das ruas Baptista Pereira com Luiz Gama, em Santos-SP ano 1963, e limpei escorredor pluvial de vias “boca de lobo” por ser suja e fedida, com o meu artefato. Lição 2 : Papai gostou da criatividade mais tinha outras idéias para o uso. (Chato)

Mais tudo isso não chega “aos pés” do que a sociedade pôde incluir na cultura de maus exemplos do ano de 1.500  aos dias atuais. O que me levou a meditação e redigir o texto, é a carta a punho desta matéria. Aqui
                                                    
Поради липсата на добър пример
                                                    

                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO AMORIM Headline Animator